
Após 20 dias afastado do cargo de prefeito devido acusação de improbidade administrativa, o prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, reassumiu seu cargo no executivo. A decisão para o retorno do gestor municipal foi proferida na terça feira, 20, pela desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
O período de instabilidade política em Canaã agrava outros problemas na cidade. É o que afirma o canaense Maurício Pontes, que é autônomo e muito participante das discussões políticas do município. “Nunca é bom para o município quando o prefeito é afastado, mesmo quando há suspeitas de improbidade administrativa. Mas se o povo escolheu pela maioria dos votos, vai ter que deixá-lo governar, bem ou mal. Neste momento a situação de Canaã dos Carajás é complicada, pois a cidade vive um problema de desemprego, que acontece principalmente porque as empresas que prestam serviço para a Vale são locadas em Parauapebas. Esse problema é agravado pela instabilidade política, que deixa os cidadãos numa situação complicada”, opina o autônomo.
Com o retorno de Jeová à prefeitura, algumas pendências foram finalmente concluídas, como o impasse entre servidores públicos e administração municipal. Na quarta-feira, as partes chegaram a um acordo e a prefeitura concedeu reajuste salarial de 12,92% para os servidores. A medida é considerada por muitos o pontapé inicial para uma melhor aceitação do prefeito pela opinião pública.
Mas em contrapartida os servidores não atribuem essa conquista como um feito de Jeová Andrade. Em entrevista à Conecta Carajás, a presidente do sindicato dos servidores públicos de Canaã dos Carajás, Sheury Barros, afirma que a conclusão da negociação foi um desfecho que ocorreria com ou sem a volta de Jeová para a prefeitura. “A questão dele voltar, ser o gestor, isso para o sindicato municipal não influencia. O que vai fazer a diferença é a forma como a prefeitura vai agir conosco, não interessando se quem está no poder é prefeito ou o vice. O importante é que o servidor seja respeitado”, expressa.
Jeová Andrade concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira, 23, na sala de reuniões do seu gabinete, onde afirmou estar “de cabeça erguida” e com “a consciência tranquila” em relação às suas ações à frente da administração. “Respeito a ação da Justiça, que fez o seu trabalho, e nós fizemos o nosso e recorremos. Voltei com otimismo e acredito que vamos encontrar um entendimento entre as instituições para continuarmos desenvolvendo Canaã”, disse o prefeito, que prometeu não fazer novas mudanças no secretariado até dialogar com vice-prefeito, Alexandre Pereira, que assumiu o cargo no período de afastamento.
Texto: Bruno Menezes I Foto: Agência Pará
Facebook
Instagram
Twitter
RSS